quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Texto Síntese da Disciplina



SÍNTESE DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O crescimento do uso de tecnologias nas escolas é notório e inevitável. Sabe-se que, paradoxalmente, há salas de aula no Brasil em que são utilizadas tecnologias de ponta a fim de dinamizar o ensino/aprendizagem dos alunos. Entretanto, há localidades em que a educação é tratada com desdém, como se não tivesse importância, sem o mínimo de condições estruturais ou tecnológicas para que os profissionais da educação possam realizar um trabalho de qualidade, visto que as condições que lhes são apresentadas ou oferecidas, não os favorecem.
O uso de novas tecnologias educacionais dentro da sala de aula para o ensino de geografia apresenta-se como ferramenta indispensável na apresentação dos conteúdos dessa disciplina, bem como na integração com conteúdo de disciplinas outras, aumentando as possibilidades de novos saberes. Percebe-se que os alunos se sentem mais atraídos ou motivados ao aprendizado quando se trata de tecnologias novas, se bem que o interesse maior muitas vezes passa primeiro pela tecnologia utilizada em detrimento dos conteúdos apresentados. Daí, o professor tem um papel importante na administração desse interesse, visto que há necessidade de usá-lo de forma adequada, agradável, lúdica, focando principalmente nos objetivos a serem alcançados.
A tecnologia deve ser tratada como aliada em todos os seguimentos. O uso de meios tecnológicos em sala de aula como TV, DVD, Notebook, data show, jogos interativos, dentre outros, deve ser aplicado com objetivos definidos. A aplicabilidade dos recursos descritos deve estar intrinsecamente ligada aos conteúdos apresentados, à faixa etária adequada e ao controle de acesso, que deve ser exercido pelo professor. Bem, o professor que tem a sua disposição tais recursos, deve se atualizar a ponto de saber utilizá-los de forma eficaz, pois a familiarização com essas tecnologias passará a fazer parte até dos seus planos de aula. Quanto ao docente que não dispõe de recursos tecnológicos avançados, não deve se desmotivar. Buscar alternativas simples e disponíveis na natureza não se constitui tarefa fácil, entretanto o desânimo jamais deverá superar a esperança de um dia poder exercer suas atividades em condições dignas. De outra forma, no mínimo, deixará um legado de honra e consciência leve por ter cumprido sua nobre tarefa de educar.
O curso de férias da disciplina Tecnologias Educacionais, realizado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2011, na Uesc, foi de grande importância para os participantes. A criação de um “Blog” como bom resultado do quanto vivenciado durante o curso, ajudará a todos aqueles interessados nesse tema, com objetivo de compartilhar saberes, experiências e conhecimentos.
Sob a “batuta” da Professora Maria Aparecida D’Ávila Cassemiro, carinhosamente chamada por todos de “Cida”, o curso se desenvolveu de forma dinâmica, alegre e eficaz. Com objetivos predefinidos e como quem sempre sabe aonde quer chegar, essa verdadeira Mestra não mediu esforços para nos garantir um excelente estudo. Motivada, sempre disponível e com um sorriso marcante, jamais perdeu a oportunidade de nos incentivar a concluir o curso, prezando sempre pela qualidade. À professora Cida, longe da hipocrisia e/ou subserviência, minha sincera gratidão.
Postado por: DAVID PIRES SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário