quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO, DEMANDAS TECNOLÓGICAS E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA


Por conseqüência da globalização e da mundialização do capital, atrelado aos avanços tecnológicos, setores como: político, econômico, cultural e ideológico sofreu grandes alterações. Onde uma minoria detentora da tecnologia, mostra seu poder simbólico, ditando o certo e o errado e reconceitualizando alguns valores universais perceptíveis em países de terceiro mundo que ficam dependentes de seus agentes financiadores (privilegio de uma minoria, frente a uma maioria marginalizada e excluída).
Os recursos audiovisíveis mostram a convivência presente entre a comunicação oral e escrita com a comunicação eletrônica, modificando relações entre instituições e pessoas e possibilitando novas visões de mundo como no ciberespaço e cibercultura, podendo atuar em processos formativos essências a sociedade ou servir para a dominação ideológica e política de grupo.
Questionamentos são levantados a respeito do futuro das Universidades, que não entraram nessa concorrência planetária e que não atendam as demandas de um novo modelo de formação e de novas práticas educativas, que é a superação da visão tradicionalista e positivista.
O conhecimento seria o divisor de águas dos que estarão preparados para o futuro, daqueles que não estão. A educação on line pode contribuir facilitando esse processo, além de possibilitar a conscientização da necessidade de uma nova maneira de fazer educação, buscando uma visão da totalidade favorecendo a construção de um pensamento crítico e reflexivo.
A dualidade tecnológica se torna relevante no que diz respeito à inserção do sujeito nos processos formativos quanto aos próprios excluídos, além de formar padrões de comportamentos para massificar e legitimar o discurso hegemônico. Nesse contexto o papel da Universidade seria formar profissionais capazes de usar a tecnologia para a transformação e libertação ao invés de ser para a domesticação e alienação.

Por: Luan Pereira, Myrian Cristina & Thanyelle Almeida

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