quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TEXTO FINAL DA DISCIPLINA


Notadamente, a educação sofreu poucas mudanças de cunho estrutural ao longo de sua história em nosso país. Os padrões no processo ensino/aprendizagem não se alteram muito, e por conseqüência temos escolas com estrutura física e propostas pedagógicas ultrapassadas, por assim dizer. Contudo, o mundo alcançou patamares de informatização e de inovação tecnológica aos quais nenhuma instituição pode se “dar ao luxo” de ignorar, e a escola, deve, portanto, alcançar e incutir em sua proposta de existência o uso das novas tecnologias na sala de aula.
A disciplina Tecnologias Educacionais trás consigo a proposta de levantar a discussão a respeito do tema na academia, a fim de instrumentalizar os futuros profissionais da educação em relação à contextualização dos conteúdos da disciplina ministrada com a realidade do aluno, realidade essa que por vezes é digital/virtual. Durante o curso, nos textos estudados e através dos seminários, tivemos o contato com inúmeras mídias que certamente serão adicionadas ao nosso “repertório” de práticas de ensino. Outra ferramenta útil foi a criação do blog, no qual será documentada toda a produção da turma ao longo do curso para consultas futuras e enriquecimento do curso de licenciatura em geografia como um todo.
Na constituição da disciplina estudamos alguns programas de informática escolar, bem como as tendências pedagógicas na sociedade contemporânea. A pesar do seu pequeno tempo de duração, o curso atendeu a sua proposta e também às expectativas da turma, pois foi um curso intenso e com muitas atividade extras, que otimizaram a aprendizagem, cumpriram com a carga horárias e contribuíram com a visão de como atuar em sala utilizando os recursos tecnológicos. 

Luan Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário