terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Plano de Aula com Jogos On Line

Os jogos de uma forma geral auxiliam o professor no ensino e aprendizagem dos alunos, além de ser uma forma lúdica e divertida para se ensinar muitos conteúdos de Geografia. Leve um jogo, uma música ou qualquer outro recurso tecnológico para sala de aula e interaja com seus alunos, desta forma sua aula fica muito mais interessante!!!


Ilhéus, 01 de fevereiro de 2011
Licenciatura em Geografia
Tecnologias Educacionais      Docente: Maria Aparecida
Discentes: Anderson, Bruno, Elton, Tailane -   V semestre    


                                                                        Plano de aula

1.     Tema: A aplicação dos Jogos On Line (Sim City ou Social City) na sala de aula
2.     Para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
3.    Tempo estimado: 4 períodos de 50 minutos cada.
4.    Objetivos:

Geral: Fazer com que o aluno conheça os conceitos e conteúdos presentes no jogo para que possam aprender Geografia de uma maneira mais dinâmica e divertida.
Específicos: Promover ao aluno o entendimento e a importância da Geografia Urbana na formação e desenvolvimento das cidades. Simular o cotidiano urbano de forma geral, como, tráfego nos bairros residenciais, o caos estressante dos congestionamentos dos grandes centros urbanos, além de observar o grande contingente populacional nas ruas em horário de pico aos becos e ruas vazios por volta da meia-noite e também outras diversas situações.

5.    Desenvolvimento dos temas:
Geografia urbana - estuda as áreas urbanas e seus processos de produção do espaço urbano. Ou seja: enquanto fenômeno geográfico, a urbanização se apresenta como um conjunto de processos coordenados pela ação humana.
Sitio de posição - As características físicas são muito importantes para a implantação e o desenvolvimento das cidades, contudo com o passar do tempo estas características podem-se ir relativizando. Este pode estar relacionado com a função, mas são as razões práticas que têm maior influência
 Planejamento urbano - é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da população) dentro de uma dada área urbana (como cidades ou vilas); ou do planejamento de uma nova área urbana em uma dada região, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível. O planejamento urbano, segundo um ponto de vista contemporâneo  tanto enquanto disciplina acadêmica quanto como método de atuação no ambiente urbano, lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano

6.    Procedimentos de fixação e avaliação:
·         Desenhe um esboço de uma cidade imaginária.
·         Como seria o seu planejamento urbano na sua cidade imaginária?
·         Qual seria a função da sua cidade fictícia?

7.    Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário