Plano de Aula - Ciberespaço/globalização e os seus contrastes no mundo moderno.
Objetivos
*Entrar em contato com ferramentas de ambientes virtuais
*Entrar em contato com ferramentas de ambientes virtuais
*Conhecer novos meios de pesquisa e de desenvolvimento de atividades extraclasse.
*Produzir um blog e participar de um chat virtual sobre ciberespaço/globalização e o seu contraste no mundo moderno, alem da criação de fóruns de discussão, para que haja interação e socialização das opiniões.
*Produzir um blog e participar de um chat virtual sobre ciberespaço/globalização e o seu contraste no mundo moderno, alem da criação de fóruns de discussão, para que haja interação e socialização das opiniões.
Conteúdos
*Pesquisa de ambientes virtuais na internet.
*Gênero blog, chat.
*Pesquisa de ambientes virtuais na internet.
*Gênero blog, chat.
Ano
*Ensino médio
Tempo estimado
*Dez aulas.
*Dez aulas.
Material necessário
Computadores com acesso à internet. Textos O Ciberespaço em uma reflexão geográfica,
Computadores com acesso à internet. Textos O Ciberespaço em uma reflexão geográfica,
Por uma globalização mais humana.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Aula expositiva, onde seriam feitos questionamentos aos alunos sobre o que eles entendem sobre os assuntos em questão.
2ª etapa
Explicar o que é chat, trabalhar o assunto com a novidade no ensino da geografia, a sala seria dividida em dois grandes grupos, seria marcado um chat com eles sobre o tema onde haveriam discussões acerca dos assuntos e as conversas seriam gravadas.
E assim depois desse momento discutir com os alunos as respostas e opiniões colocadas no chat, indicando o que esta correto, ou equivocado.
3ª etapa
Seria criado pelos alunos um fórum ou blog, contando as experiências, postando as atividades ou noticias, textos interessantes e relacionados as temáticas trabalhadas, e falando das dificuldades encontradas por eles.
Produto final
Ambiente virtual da turma.
Ambiente virtual da turma.
Avaliação
Avalie as fontes de pesquisa dos alunos, a qualidade e a autenticidade dos textos, a assiduidade na participação e os argumentos de cada um.
Avalie as fontes de pesquisa dos alunos, a qualidade e a autenticidade dos textos, a assiduidade na participação e os argumentos de cada um.
Além disso, seriam feitas perguntas aos grupos que teriam feito uma pesquisa anteriormente para uma espécie de “fórum” presencial. As sessões seria em horários diferentes e num segundo momento abriríamos a sessão para ambos os grupos, quem respondesse mais e corretamente, somariam um número maior de pontos,
a correção das respostas gravadas e impressas, que podem equivaler a uma nota para todos os componentes do grupo.
Por fim, Os alunos devem elaborar um texto e posta-lo no blog.
Postado por: Luan Pereira, Myrian Cristina e Thanyelle Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário