quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIA EDUCACIONAIS - TEXTO SÍNTESE

Por: Myrian Cristina S. de Jesus.
3º Semestre.


A educação está inserida no desenvolvimento das capacidades humanas, esta por sua vez, sofreu e ainda sofre mudanças que são cruciais para o rompimento com o estilo tradicionalista que persistiu por muito tempo e que resiste em nossa contemporaneidade. Para que estas mudanças ocorram, é necessário aderir aos “novos” conceitos e ferramentas disponibilizados pela tecnologia, que ganha espaço, interage, inclui e exclui, e que a cada dia se faz presente na vida social dos professores e dos alunos, de maneira direta ou indireta, a fim de transformar os mesmo conceitos em novas ideias para a construção do saber.
A tecnologia na educação é vista como uma ferramenta de suma importância para o aprendizado, uma vez que, a mesma se submete aos objetivos educacionais, proporcionando formas mais adequadas, outras técnicas e atualizações a serem aplicadas ao contexto pedagógico. Outro fator importante é trabalhar esse recurso no ensino de geografia, a fim de que os mesmos possibilitem uma interpretação do visível e do invisível, interagindo com um universo de mudanças presentes na vida dos alunos e na sociedade.
Embora seja necessária a inclusão das ferramentas tecnológicas na educação, é importante ressaltar que, ainda existem fatores que contribuem para a não utilização desses recursos em sala de aula como: falta de tempo, subsídios, pouco conhecimento por parte do docente e falta de acesso aos equipamentos na escola. É necessário frisar ainda, que além dos percalços encontrados, contamos com a desmotivação do aluno que muitas vezes consiste numa contradição, viver num mundo de inovações, mais acostumar-se ao comodismo e aprisionar-se ao mesmo. As cores, os sons e as inovações ao quais os educandos estão inseridos não os fazem mergulhar na gama de conhecimento propiciado pelo avanço tecnológico. Então, como interagir com esse universo virtual chamado ciberespaço que segundo (SILVA), mergulha a sociedade num ambiente de redes em que os fluxos definem as novas relações sociais? É importante buscar novos métodos e metodologias para agregar educação, inclusão, inovação e tecnologia.
 Uma proposta para esta mudança pode ser vista, na utilização de AVAs – (Ambientes Virtuais de Aprendizados), já aplicados em ensino à distância e as CVAs – (Comunidades Virtuais de Aprendizado), ou seja, aproveitar esses novos meios de comunicação virtual como: bate-papo, e-mail, Orkut, chat e outros sites de relacionamentos, tão presentes nas relações sociais e conectá-los ao contexto pedagógico.
A exemplo disso, temos a utilização do chat como instrumento pedagógico, ou seja, uma ferramenta sincrônica (que ocorre simultaneamente), que pode ser um aliado da educação em potencial. O chat contribui para a interatividade na educação e tem como principal característica, a utilização em grupo, onde várias pessoas se reúnem para conversar no anonimato e que podem abordar diversos assuntos. E como atribuir o chat ao contexto pedagógico?
A aplicação do chat na educação está na possibilidade de compartilhar informações, servindo de plataformas para debates, discussões, análises de alguns problemas desde diferentes pontos de vista. Além disso, existem sugestões que podem garantir o sucesso do uso desse recurso como: construção coletiva de texto, seminário, debate virtual, e socializações de pesquisa. O aluno pode ser avaliado durante a conversa promovida pelo docente e um grupo de alunos. Desse e de outros tantos modos, a tecnologia pode ajudar a construir uma educação mais eficaz e atrativa.


 

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