terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ATLAS GEOGRÁFICO DIGITAL

Entre as inúmeras tecnológias que podem ser utilizadas em sala de aula está o atlas digital. Ele proporciona uma
aula mais dinâmica.Segue abaixo um projeto, que pode ser desenvolvido.

 Por: Geismary Santos, Laíse amaral, Luiza carla e Mara Spingler



Projeto Atlas Geográfico Digital


Resumo: A construção de um material didático em formato de um Atlas Escolar Digital de Ibirataia, destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, permite aos mesmos o exercício da dedução e análise critica  sobre os espaços, vivenciados ou não, estando então prontos para construir, entender e usar mapas. Assim, este projeto visa oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer a sua região através de outros ângulos, que lhe permitam o entendimento do conteúdo estudado.  A metodologia base para construção do Atlas será o uso do SIG,GEOPROCESSSAMENTO e a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI. 


Objetivo Geral: Este projeto tem por objetivo a construção de um Atlas Geográfico Digital. Este constará de um conjunto de mapas temáticos que deverá auxiliar no processo de ensino/aprendizagem de professores e alunos. 

Objetivo Específico do Projeto:

1.       Ampliar a visão dos alunos sobre sua cidade nos momentos de discussão na sala de aula.
2.       Criar um material diversificado para que o aluno possa conhecer sua região
3.  Possibilitar ao aluno a chance de lidar com níveis de compreensão cada vez mais complexos.

Metodologia:  A criação de um Atlas Escolar Digital visa a elaboração de um material cartográfico, disponíveis no Site da CONDER, que auxiliará os professores do Ensino Fundamental e Médio do município.  Os mapas temáticos serão construídos com auxilio da ferramenta do SIG, e os programas Arcview e Corel Draw.  Os mapas terão informações reunidas sobre os lugares que compõem a localidade, tais como: localização geográfica no contexto Nacional, Estadual e  Regional, história da construção do espaço urbano,  clima, vegetação, rede hidrográfica, densidade demográfica, dados econômicos, estudo da paisagem e do meio ambiente. As informações serão apresentadas por meio de diferentes linguagens: texto escrito, tabelas, gráficos, mapas, fotos, entre outras, que se completarão uma com as outras através da afinidade dos assuntos.  Desta forma, teremos um importante recurso didático para ser utilizado no estudo da localidade, possibilitando melhores resultados no processo de ensino/aprendizagem das aulas de geografia e proporcionando ao docente uma aula mais dinâmica.


Resultados Esperados: Elaboração de um sistema de informações geográficas com dados escolares; Elaboração de um Altas digital com coleções de cartogramas temáticos.Variação da gama de materiais escolares existentes no âmbito geográfico para a região.Estimular os alunos e professores no uso das novas tecnologias e utilização dos mesmos na sala de aula.


Referências Bibliográficas:


AGUIAR, Valéria Tervizani Burla de. Atlas Escolar de Juiz de Fora. Instituto de Ciências Humanas e de Letras: Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. 2000.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Atlas Escolar Municipal de Limeira. Sociedade Pró Memória de Limeira. Limeira: UNIGRÁFICA.

ALMEIDA, Rosângela Doin de & PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico – ensino e      representação. São Paulo: Contexto. (1994).


MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. Editora Contexto. São Paulo,
2003.

OLIVEIRA, Adriano Rodrigo & ALMEIDA, Rosângela Doin de. “O estuda da localidade através de atividades com mapas municipais no ensino de Geografia”. Revista de Iniciação Científica, vol. 1, Fundação Editora da UNESP, São Paulo. (2000).

SILVA, B. C. N.; NASCIMENTO, D.M.C.; PEREIRA, G.C.; SOUZA, J.C.; CUNHA, M.C.O.; SILVA, S.C.B.M.E.. Atlas Escolar Bahia: espaço geo-histórico e cultural. 2ª ed. Atualizada e ampliada. 2ª. João Pessoa: GRAFSET, 2004. v. 1. 200p.




Nenhum comentário:

Postar um comentário