segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tecnologias educacionais - texto síntese

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Professora – Maria Aparecida Cassimiro
Discente: Thanyelle Santos Almeida
Geografia 3° Semestre



Se tudo passa por um processo evolutivo, com a educação, o ensino e a aprendizagem não podiam ser diferentes, se o público, o pensamento e os interesses das escolas foram modificados,  permanecendo apenas o propósito que é o de transmitir  conhecimento, então não há por que manter um método antigo colocando como único, com um público que vive em um mundo altamente tecnológico e que lhes oferecem infinitas possibilidades.

A disciplina Tecnologias Educacionais ajudou na compreensão de questões como tendências pedagógicas, o processo de informatização das escolas, as demandas, importância, e a utilização de recursos tecnológicos, Além dos desafios inerentes a prática docente em meio a todas as mudanças no mundo cada vez mais tecnológico e interativo foi importante para demonstrar que é necessário repensar as praticas educativas que estão em voga nas escolas, alem da necessidade de capacitação dos professores e assim inserí-los nas novas dinâmicas tecnológicas,

A busca pela dinamização das aulas, utilizando as novas tecnologias como ferramentas didáticas eficazes no estímulo tanto de alunos, quanto dos professores buscando a construção de um novo espaço escolar com modificações positivas em relação ao dueto ensino-aprendizagem, são pontos relevantes ao que diz respeito à disciplina tecnologias educacionais. É necessário compreender que não deve haver um rompimento, entre a visão tradicionalista e positivista, mas sim, estabelecer um consenso entre tal visão, simultâneo ao uso das novas tecnologias, para assim despertar o interesse dos alunos e tornar a aula mais agradável e atrativa. Recursos como cinema, música, jogos, além de outros proporcionados pela informática, sem o abandono total do livro didático, mostram-se eficientes para cumprimento da proposta acima. Contrário ao ambiente monótono e monofônico que as aulas expositivas proporcionam que muitas vezes provocam o desinteresse por parte dos mesmos. Além disso, o uso desses novos recursos dispõe aos alunos o ambiente que é vivenciado por eles no cotidiano que é extremamente visual, polifônico e interativo.

A importância da disciplina esta não somente em mostrar os problemas e questões enfrentadas no setor educacional mais ainda, em apontar sugestões e possíveis soluções para que ocorram melhoras qualitativas na educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário