sábado, 29 de janeiro de 2011

Plano de Aula


Universidade Estadual de Santa Cruz
Discentes:Luan Pereira, Myrian Cristina, Thanyelle Almeida
Tecnologias Educacionais
Maria Aparecida D.




Utilizando o jogo WAR como ferramenta didática auxiliar, para compreensão e fixação de conteúdos geográficos.



Tema:Divisão Política e econômica do Planeta Terra -  Continentes
A Terra apresenta 149.440.850 quilômetros quadrados de áreas emersas, correspondendo a aproximadamente 29,1% da superfície total do planeta. Essas grandes extensões de terras são dividas em seis continentes: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. há cerca de 400 milhões de anos, as porções emersas do planeta estavam reunidas em um único continente, denominado Pangeia. Esse grande continente se fragmentou há aproximadamente 60 milhões de anos em razão do movimento das placas tectônicas, formando os atuais seis continentes. Alem disso, Os limites entre os continentes são estabelecidos principalmente por mares e oceanos. No entanto, os continentes europeu e asiático formam uma massa de terra, denominada Eurásia.

Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos utilizando como instrumento auxiliar o jogo de tabuleiro WAR, a possibilidade de um melhor entendimento a respeito da divisão dos continentes, auxiliando na compreensão das relações de poder estabelecidas, assim como a dinâmica e aspectos peculiares de cada continente.

Objetivo Especifico
Associar o jogo ao conteúdo proporciona alguns  subsídios para uma análise do atual cenário econômico global, organização social, desigualdade socioeconômica, disparidades entre os continentes, concentração populacional, elementos culturais e aspectos naturais do planeta.

Conteúdos
1.0  Continentes
2.0  Blocos Econômicos
3.0  Paisagens
4.0  Organização Espacial

Desenvolvimento do tema :
Os conteúdos seriam abordados durante as três primeiras semanas, sendo explicados cada continente de maneira individual mas, fazendo pequenos paralelos e comparações com outros conteúdos e outros continentes que diferem ou se assemelhem  em algumas características.
Na ultima semana, o WAR seria jogado pelos alunos, que seriam divididos em grupos, para aprimorarem a capacidade cognitiva auxiliados previamente para observarem o jogo com um olhar mais critico. Seria sugerido também que depois da conquista de um território o grupo falasse brevemente a respeito do mesmo.

Recursos didáticos:
Data-show, músicas, quadro, jogo war.

Nenhum comentário:

Postar um comentário