sábado, 29 de janeiro de 2011

Música no Ensino de Geografia*

 Esse vídeo é baseado em uma sugestão de um dos textos abordados em sala de aula. Se trata de uma (entre outras) alternativa didádica para introduzir o lúdico no ensino de Geografia; visa-se contextualizar o conteúdo da disciplina no cotidiano dos alunos através da música. Dessa forma se facilita a internalização dos conteúdos e fomenta-se a criticidade deles.
 As  possibilidades são infinitas visto a variedade de temas geográficos e de  músicas; neste caso especificamente poderia-se tratar das causas e  conseqüências da violência, corrupção, segregação social etc. (É preciso  analisar também se a letra é apropriada, a linguagem utilizada etc).
Para fazer o vídeo basta pedir aos alunos que selecionem a música, a  letra e imagens do cotidiano deles, relacioná-los a determinado tema Geográfico para fazer um "clipe" usando programas simples como o Windows Movie Maker  ou o Nero. É necessário considerar também que o uso de qualquer ferramenta didática não substitui um plano de aula bem elaborado, mas complementa-0.


Assista ao vídeo aqui!



*Música: Haiti (Caetano Veloso e Gilberto Gil)

Discentes: Luciano, Aloisia, Erica e David.

Nenhum comentário:

Postar um comentário