sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Educação. Demandas Tecnológicas e Ressignificação da Prática Educativa*

A configuração do mundo continua sendo capitalista e desigual. O mundo, apesar de globalizado, ainda segue a política do lucro e reproduz a cultura e valores universais de acordo com a tendência do mercado, o celular mais moderno, o notebook de última geração! Entramos no universo do consumo dos multimeios como participantes do processo.
Dentro do ciberespaço de pouquíssimas fronteiras, existe todo tipo de virtudes, pecados e caminhos. Por conta disso, é necessário o uso consciente dessa tecnologia. Uso que pode transformar a realidade com o olhar para o futuro. Capaz de transformar o cidadão mais crítico e não apenas observador.
O espaço é globalizado, técnico, científico, informacional, prático, inovador, funcional... bem como assim as propostas educacionais devem ser, valorizar o conhecimento, o ensino e a aprendizagem. Apesar de fragmentada, a ciência é uma grande corrente que abraça e liga todas as disciplinas.
Dentro das Universidades é necessário quebrar velhos paradigmas e aderir a novos, onde as minorias sejam oportunizadas em favor da produção coletiva do conhecimento.
Em relação à prática educativa “online”, o texto traz uma abordagem interessante quando afirma que a realidade virtual está cada vez mais presente trazendo novas formas de ensinar, produzir e viver a prática educativa, criando com isso novas exigências para um modelo de construção coletiva do conhecimento e implementação de novos saberes. Esse novo modelo de prática educativa é, portanto, um novo jeito de aprender, representando o uso de tecnologias na construção do conhecimento.
Em relação ao aluno, o ambiente virtual exige uma práxis do professor que terá a função de desmistificar a ideia de que “a distância na educação é um obstáculo para o aprendizado”. A educação a distância pode ser percebida como uma oportunidade de aprendizagem possibilitada pelo uso da tecnologia que vem incentivar o compartilhar de práticas sociais e saberes comunitários por equipes coesas e interdisciplinares.
Diante disso, compreende-se que a educação online é de suma importância para a formação docente e de gestão educacional, possibilitando a inserção dos sujeitos nos processos formativos essenciais a sociedade. Com isso entendemos que a tecnologia deve ser usada para o benefício, trazendo transformações que façam o diferencial na educação e na sociedade em seus diversos setores.


*Este é um resumo do texto "Educação. Demandas Tecnológicas e Ressignificação da Prática Educativa" que foi discutido em sala de aula pelos grupos.

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