sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A aplicação do jogo War na sala de aula

Universidade Estadual de Santa Cruz
Ilhéus, 24 de janeiro de 2011
Geografia licenciatura
Tecnologias Educacionais      Docente: Maria Aparecida
Discentes: Anderson, Bruno, Elton, Tailane  -  V semestre    


                                                                   Plano de aula

1.       Tema: A aplicação do jogo War na sala de aula e a verificação de alguns conteúdos
2.       Para alunos de 5ª, 6ª e 7ª, 8ª séries
3.      Objetivos:

Geral: Fazer com que o aluno conheça os conceitos e conteúdos presentes no jogo para que possam conhecer um pouco do lugar (Terra); fazer com que eles desenvolvam uma visão crítica do mundo e mostrar a importância de se ter um olhar geográfico para com os conteúdos que serão abordados.

Específicos:
          Explicar ao aluno o que é um mapa, para que serve, qual a sua importância, explorar a legenda, convenções. Falar também sobre os continentes do planeta suas características e a importância de cada um; atentar para Projeções Cartográficas e as diferentes maneiras de representar o mundo a ex: projeções de Peters, Mercator; trabalhar com territórios e fronteiras no mundo atual; mostrar os diferentes povos e culturas existentes em alguns desses países. Verificar que alguns povos do mundo não possuem soberania sobre o território em que vivem.
      Observar os pontos mais relevantes dentro de uma perspectiva que o aluno possa acompanhar.

4.      Desenvolvimento dos temas:

Mapa- é um desenho que relata, isto é, que produz de maneira reduzida as imagens dos elementos que existem nas paisagens. Eles nos mostram aspectos de nossa cidade, do nosso país, do mundo, e até nos orientam na organização de roteiros de viagens. Um mapa permite conhecer melhor o espaço, o terreno, uma região, ele é muito importante para qualquer planejamento, inclusive para a guerra.

 Os Continentes- os continentes ocupam extensões diferentes na superfície terrestre;
Ásia e Europa: formam um único bloco contínuo de Terras, a Eurásia. A divisão em dois continentes leva em consideração as profundas diferenças que existem entre os aspectos históricos, religiosos e lingüísticos. Os dois continentes são separados por uma linha imaginária, que passa pelos montes Urais, cadeia de montanhas localizadas na Rússia.
O continente europeu é atravessado ao norte pelo círculo polar Ártico e localiza-se ao norte do trópico de Câncer, portanto está quase totalmente na zona temperada do norte.
A Ásia, que não é recortada, é atravessada ao norte pelo equador, ao sul, pelo trópico de Câncer, ao centro, e pelo círculo polar Ártico ao norte.
   
   América: O continente americano está dividido em três                                                partes, America do Sul, América Central e América do Norte, que se estendem longitudinalmente por todas as zonas climáticas da Terra.
   Oceania: A Oceania é formada por Austrália, Nova Zelândia, e ilhas do Pacífico;
    África: atravessada pelo equador e pelos trópicos de Câncer e Capricórnio, a África é o mais tropical dos continentes. O continente apresenta poucos recortes, destacando-se o golfo Guiné.
   Antártida: A Antártida é o continente mais meridional do mundo e o mais frio. Coberta pela calota polar, uma camada maciça de gelo; a Antártida é uma área rica em recursos minerais, como ferro, ouro, carvão e outros.

Projeções Cartográficas- são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre. A primeira projeção cartográfica foi à cilíndrica de Mercator, feita no século XVI. Ela foi criada na época das Grandes navegações e tem como objetivo representar as regiões de baixas latitudes, onde teremos o predomínio dos países subdesenvolvidos.
Projeção de Peters: ela na se preocupa com a forma, mas com a proporção, isto é, com o tamanho relativo da cada área.

Territórios e fronteiras: procure despertar nos alunos o interesse de conhecer melhor os territórios do mundo e suas fronteiras. Pergunte o que eles sabem sobre fronteiras e territórios nacionais, o que conhecem sobre povos que não possuem soberania sobre os territórios que vivem.
5.      Procedimentos metodológicos e recursos:
Explorar os conteúdos apresentados através da utilização do jogo War; pode-se também levar um mapa para a sala de aula.

6.      Procedimentos de fixação e avaliação:
·         Desenhe um mapa onde apareçam os continentes e os oceanos da Terra. Não se esqueça de criar uma legenda para identificar os lugares.
·         Como são definidos os limites de um território?
·         Qual aspecto melhor caracteriza e identifica os diferentes povos do mundo?
Dentre outras atividades.

7.      Bibliografia:
VECENTINI, José William; VLACH Vânia. Geografia Crítica: o espaço natural e a ação humana. São Paulo: Ática, 5ª Ed, 2004.

MARINA, Lúcia; RIGOLIN Barbosa Tércio. Tudo é Geografia. São Paulo: Ática, 1ª Ed, 2009.

Projeto Redix Geografia: Acessoria Pedagógica









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